Como Funcionam Os Pisos Aquecidos No Brasil?
Quando falamos de conforto térmico, pode-se dizer que o piso aquecido apresenta algumas vantagens em relação a lareira, por exemplo. Apesar da sensação de acolhimento e conforto que a queima da lenha pode oferecer, as lareiras têm uma área limitada de aquecimento, além de deixar o ar mais seco por conta do consumo de oxigênio. O piso aquecido, por outro lado, pode contemplar todo o ambiente interno, irradiando calor para as nossas extremidades, que em dias frios são as partes mais difíceis de aquecer.
Descubra a seguir um pouco mais sobre o emprego dos pisos aquecidos para proteção térmica em território nacional:
Como Funcionam Os Pisos Aquecidos?
O sistema de pisos aquecidos é relativamente novo nas residências brasileiras, embora seu conceito seja antigo. Sabe-se que técnicas rudimentares de aquecimento já eram empregadas há muito tempo no oriente e na roma antiga. Contudo, as técnicas que conhecemos e utilizamos atualmente foram difundidas em maior escala no nosso continente somente no século passado.
O método mais utilizado atualmente envolve serpentinas (resistências elétricas) ou tubos hidráulicos que, quando energizados, irradiam calor e aquecem o revestimento final de sua preferência, que podem ser porcelanato, laminado, etc. As serpentinas podem ser controladas remotamente através de um termostato analógico ou digital.
Quais As Vantagens Da Utilização Dos Pisos Aquecidos?
Quando falamos de conforto térmico, pode-se dizer que o piso aquecido apresenta algumas vantagens em relação a lareira, por exemplo. Apesar da sensação de acolhimento e conforto que a queima da lenha pode oferecer, as lareiras têm uma área limitada de aquecimento, além de deixar o ar mais seco por conta do consumo de oxigênio.
O piso aquecido, por outro lado, pode contemplar todo o ambiente interno, irradiando calor para as nossas extremidades, que em dias frios são as partes mais difíceis de aquecer.
Através dessa tecnologia, o ambiente é aquecido como um todo, pois o calor residual produzido pelo piso sobe pelas paredes, aumentando a sensação de calor no ambiente. Além disso, esse é um sistema seguro e fácil de instalar que demanda pouca manutenção e possui um excelente custo benefício.
Os Diferentes Modos De Aquecimento
No sistema elétrico do piso aquecido são utilizadas resistências que são colocadas na área em que se deseja o aquecimento. Por conseguinte, a área a ser aquecida determina a potência a ser utilizada e dimensionada à rede elétrica.
No sistema hidráulico, do mesmo modo que as serpentinas, tubos são instalados para a circulação de água aquecida, alimentados por uma caldeira, que pode ser a gás.
Há ainda a opção do aquecimento ser a gás, ou a diesel, que a longo prazo pode ser ainda mais em conta do que o sistema elétrico.
Para a execução, o sistema pede alguns cuidados, tais como a regularização do contrapiso do ambiente e a atenção para o tamanho dessa camada regularizadora que não pode ser muito grossa (no máximo 2 cm) para não comprometer a capacidade de aquecimento dos tubos ou serpentinas.
Lembre-se, porém, de sempre procurar mão de obra especializada e profissionais habilitados para a execução do trabalho.
Alguma Dúvida?
Você possui mais alguma dúvida? Entre em contato com a Tudo Sobre Construção e fale diretamente com o Engenheiro da TSC - Materiais de Construção em Pinhais, será um prazer te ajudar em sua obra!
👉 Acesse nosso site e receba frete grátis em compras para Curitiba e Região Metropolitana!
🛒 Tudo Sobre Construção
Entre em contato ✍
📞 WhatsApp: (41) 3403-0322
🌐 tudosobreconstrucao.com.br
🏠 R. Porecatu, 448 Emiliano Perneta, Pinhais-PR
#construçãodecasas #construçãocivil #construção #casa #engenhariacivil #engenharia #curitiba #ecommerce #materiaisdeconstrucao
Comentários
Postar um comentário