5 Dicas Para Otimizar Espaço Nas Obras

Materiais De Construção Em Curitiba


A intenção no início de qualquer empreendimento é realizá-lo com a maior eficiência possível, isto é, no menor tempo possível para a geração de receita e lucro. No entanto, para isso acontecer, é imprescindível que seu canteiro esteja organizado, com materiais e rejeitos dispostos nos lugares certos para haver melhor mobilidade e execução de tarefas com mais agilidade. Descubra a seguir 5 dicas para uma melhor organização da sua obra:


1. NR 18:


A norma regulamentadora nº 18 discorre sobre as condições de segurança e de saúde no trabalho na construção civil, portanto, pensada para que cada trabalhador desempenhe seus papéis, acima de tudo, com zelo à sua integridade física, evitando assim acidentes que causam danos ao empregado e também a empresa.


2. LOCAL DE ARMAZENAMENTO:


Todos os materiais e rejeitos da construção devem ser organizados de maneira que não comprometa o trânsito livre de pessoas e equipamentos, sobretudo aqueles que combatem possíveis incêndios. Também é muito importante evitar que os materiais recebidos ajam c

 omo cargas não previstas para as estruturas (muros de arrimos, pilares, lajes, etc).


3. O TRANSPORTE NO CANTEIRO:


Quanto mais próximo a matéria prima estiver do local que a transformará no produto final, melhor. Vejamos o exemplo do cimento: Se ele estiver próximo da central de argamassa, ou de concreto, a produtividade é favorecida, mas à medida que a obra evolui e cresce verticalmente isso fica mais difícil. 


Portanto, é necessário contar com meios eficientes para o transporte de materiais. Nesse processo existem equipamentos para o transporte horizontal (Giricas, carrinho de mão, porta paletes, etc) e os de transporte vertical (guinchos, elevadores). O planejamento desta logística consiste em saber quais destes são indispensáveis para o dia a dia na obra e quais são para uma etapa específica, e em quais momentos adquiri-los.


4. A COMPRA E A LOGÍSTICA:


Estas duas etapas estão intimamente ligadas quando falamos de organização e logística. O profissional (ou profissionais) responsáveis devem trabalhar com o conhecimento das quantidades compradas, da data de compra e de entrega do material, de maneira que não sobrecarregue o canteiro. Além disso, é possível programar entregas, estabelecendo um horário de recebimento para uma organização mais eficaz.


Nesse processo, a compra pela internet pode facilitar ainda mais a vida do construtor, já que diversos sites proporcionam preços competitivos e um sistema de agendamento de entregas no seu canteiro de obras.


  5. LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO:


Todas as dicas que demos até aqui não se colocam em prática se limpeza e organização não fizerem parte da rotina do canteiro. Corredores  e caminhos livres e restos de materiais no seu lugar correto surtirão efeito positivo na execução dos serviços, e todos os colaboradores envolvidos devem saber disso. 


Existem trabalhos de conscientização interessantes como a metodologia 5S (Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Disciplina) Conceitos que ajudam a reduzir o desperdício de recursos e espaço para aumentar a produtividade que envolvem todos os profissionais dentro de 5 etapas que são: Descarte, Organização, Limpeza, Asseio e Disciplina.


Saiba mais sobre cuidados ou comprar materiais de construção pela internet


Você possui mais alguma dúvida? Entre em contato com a Tudo Sobre Construção e fale diretamente com o Engenheiro da TSC - Materiais de Construção em Pinhais, será um prazer te ajudar em sua obra!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steel Frame: O que é e quais as vantagens?

Tinta Asfáltica: Como Aplicar?